Colagem

Série Cortes Manuais, Gestos Digitais

No ano de 2003 no estúdio da rua Jangadeiros em Ipanema, comecei a ter problemas de espaço… As telas iam aumentando de tamanho e eu ficando sem espaço…

A necessidade de criar trabalhos de pequeno formato, surgiu como solução tanto para a questão do espaço físico do atelier, quanto para experimentar novas soluções plásticas que suprisse meu desejo de criar planos abstratos. A técnica da colagem foi apropriada pois procurava associar à minha arte o uso de materiais recicláveis como revistas, flyers, folder e tudo o que me chamasse a atenção. Deste modo foi também uma solução econômica tendo em vista os altos preços de tintas à óleo e acrílica.

Passei a adquirir um outro olhar, mais atento nas coisas encontradas nas ruas, nas revistas… coletando tudo que achasse interessante para as composições das colagens. Extraindo dos papéis seus aspectos pictóricos, arriscando fusões e combinações de cores saturadas. Arriscando matérias e texturas.

Depois de algumas colagens prontas, surgiu-me a necessidade de “lapidá-las” e investigar novas possibilidades plásticas com outras mídias. Achei que era o momento de inseri-las no computador para testar os efeitos de computação gráfica. Assim penso ter criado uma convergência entre técnicas distintas onde as colagens continuam a existir independentes, mas uma vez digitalizadas podem sofrer reproduções e ampliações diversas.