Algumas pessoas pensam que podem proteger ou salvar a natureza quando, a natureza é bastante capaz de tomar conta dela mesma.
Uma das melhores coisas a fazer com a natureza é simplesmente, observa-la. A natureza pode ser, sem dúvida retratada em duas dimensões. Mas esta é uma tarefa difícil na melhor das hipóteses.
Observação e mão firme são melhores servidos com o acréscimo de uma vigorosa imaginação pois a realidade deve ser reinventada para que sua existência seja comprovada.
Bruno Lins é um artista que dispõe de paciência, habilidade e imaginação necessárias para fazer justiça à natureza.
Suas influências são amplas e inclusivas, aproximando-o do romantismo de David Caspar Friedrich e do expressionismo do também artista alemão Schmidt-Rottluf do grupo “ Die Brüke”. Em outros trabalhos de Bruno Lins, surgem referencias a paisagens japonesas, como em “ Palma de Santa Rita”, uma pintura de considerável inventividade jogando, como faz – com o contraste entre um exagerado primeiro plano e um evanescente e misterioso horizonte.
“ Natureza Inventada 2”, entretanto, recorda Alexei Jawlensky em sua generosidade e exuberância. Aqui a cor é usada simbolicamente e sem restrições literais, como expressão de movimento e personificação de intensa ainda que fugitiva emoção, a absorção da natureza tornando-as densa, quase alucinógena.
Se a natureza pode, na verdade, tomar conta dela mesma, pode, também avançar em grande velocidade, quando reanimada para a vida pela versatilidade de um artista como Bruno Lins.
A nossa visão do mundo que nos cerca é enriquecida através da visão de Lins, a qual, sem acanhamentos revela as alegrias e vicissitudes de sua experiência pessoal – e deveríamos ser gratos pela chance de compartilha-las, seguros de que, se as árvores e montanhas não se mexem, ao menos possamos ser perdoados por acreditar que… se movem.
SIMON LANE
Rio de janeiro 31 agosto 2005
(Simon Lane é escritor e crítico de arte internacional. Seus artigos foram publicados no “ The New York Times”, “ Arts and Architecture”e “ Bomb Magazine” nos Estados Unidos e ele colabora com “L` Ennemi”, “ Passo Doble”, “ Les episodes” e “ Hors Bord” em Paris)